17 fevereiro 2013

Passar no vestibular sem cursinho?

Olá Cherries!
Desde o dia que eu postei  (aqui)  minha "luta"  para passar em Medicina Veterinária na federal sem cursinho muitas meninas me pediram que eu fizesse um post falando como eu estudei, minhas dicas para os vestibulandos, enfim... tudo o que eu fiz.

Como vocês sabem, passar em uma federal não é fácil, ainda mais para aluno de escola pública e que não tem grana para pagar um cursinho... mas com FOCO -> FORÇA -> FÉ nada é impossível.

* Tudo na vida se constrói com metas: tenha sempre um objetivo, quem tem foco chega mais rápido ao alvo. É necessário que você tenha em mente o que quer cursar, por exemplo, eu sempre soube que meu dom era cuidar de animais, portanto eu investi nisso pois sabia que era a única coisa que eu sabia fazer.

* Saiba o que realmente quer: não adianta você querer ser cirurgiã se você não suporta ver sangue. Não deixe que ninguém decida isso por você. Pense que é isso o que vai fazer pelo resto da vida e quando a gente não faz o que gosta, não faz bem feito.

* Saiba organizar seu horário: não sei se vocês sabem, mas eu estudava com meu namorado todos os dias a noite por mais ou menos uns 4 meses antes da prova. Essa é uma boa opção para quem consegue estudar de dupla, mas para quem dispersa a atenção e deixa o estudo de lado não faça isso! estude sozinho mesmo.

* Como eu organizava meu horário? Nesse site (aqui)  eu encontrei os principais conteúdos que caíram no ENEM entre os anos de 2009 a 2011. Ele me ajudou muito!


* Não desista com o cansaço! Cansar todo mundo cansa... tente deixar livre seus finais de semana e feriados para que consiga retomar os estudos durante a semana. Ah, não faça como eu que às vezes deixava de comer para estudar, pois além de fazer mal à saúde, quem não se alimenta bem não consegue guardar o que foi estudado!

* Vestibular Seriado? O que é isso?  É um vestibular "em partes", diferente do vestibular tradicional ele é feito em 3 partes a partir do 1º ano, então obviamente, quando você chegar ao 3º ano é a última etapa do vestibular. Ele funciona como um somatório de notas, onde o aluno tem mais chances de entrar na faculdade. É bom manter-se informado se na federal de sua cidade existe esse processo seletivo. Ele ajuda muito!

* E a redação? Não é nenhum "bicho de sete cabeças", basta que você tenha hábito de leitura e mantenha-se informado. A redação do ENEM vale 1000 pontos e é avaliada em 5 competências que você encontra tudo explicadinho  (aqui). Vale lembrar que redação é treino, quando tiver um tempo livre pegue um papel com uma caneta e comece treinando.

* Como assim aula no You Tube? Resolve? Sim meninas, resolve muito! Eu sempre estudei por livros, mas nem sempre eu entendia as matérias, então eu corria para as vídeo aulas. Vou deixar o link dos canais que eu mais gostava:
-> http://www.youtube.com/user/sitedescomplica?feature=watch
-> http://www.youtube.com/user/WarleyBlizzarD?feature=watch

* Tenha um caderno de estudos: quando eu comecei a estudar, comprei um desses caderninhos de
10 matérias bem barato. Tudo o que eu estudava eu fazia um resumo com minhas palavras sobre o que eu havia entendido. Sem um "material de apoio" é meio difícil estudar.

* Estude por provas antigas do ENEM: consiga algumas provas de anos atrás (tem tudo na internet), e faça como se estivesse fazendo a prova mesmo. Marque o tempo de três minutos para cada questão para você avaliar como está seu desempenho e quando acabar confira com o gabarito oficial. Claro que não vão ser as mesmas questões, mas é bom você se "familiarizando" com a prova.

Então meninas, eu fiz o post com muito carinho como eu realmente estudei para o ENEM. 
Como vocês tinham me pedido as matérias que eu estudei está lá em cima no link do 4º tópico. 

Espero que tenham gostado!
Big Beijo  =)






8 Comentários:

Caroline Azulay on 18 de fevereiro de 2013 às 14:08 disse...

Eu estudei em casa e passei no vestibular, é difícil, mas não impossivel!


http://acetonada.com.br

Unknown on 18 de fevereiro de 2013 às 16:59 disse...

Nossa que bacana!!!! Eu infelizmente não tenho essa disciplina :(

Adorei o blog!!!!

Neoma on 18 de fevereiro de 2013 às 17:29 disse...

Oi, Amanda!
Muito boa suas dicas!
Tive a felicidade de passar em faculdade pública sem curdinho também.
Disciplina e dedicação, só isso! ^^

Sobre a Big Universo, que vc perguntou, a marca é boa... do nível das outras nacionais! Começa a descascar em 3 dias e tem cores lindas. Recomendo!

Beijos, linda!
http://muitasfeminices.blogspot.com/

Anne on 18 de fevereiro de 2013 às 19:17 disse...

vish, eu enrolei, enrolei fiz prova pra isso, praquilo, passei numa faculdade fiz 1 ano, tranquei porque tive a oportunidade de morar nos estados unidos, entao.. suas dias sao otimaaas, antes tivesse lido algo assim no passado rs' teria me ajudado e muuuuuuuito. mil beijos de sua seguidora Anne.


annecrisley.blogspot.com

Maria Lua on 19 de fevereiro de 2013 às 04:15 disse...

Ótimas dicas, estou no segundo ano de ensino médio e me preocupo muito com isso. Beijão!!
http://perfeitateen.blogspot.com.br/

Ana Julia Zimmermann on 19 de fevereiro de 2013 às 05:17 disse...

Eu nem posso falar nada,estudo em facul particular :(
Kiss Kiss ♥

www.vemserdiva.blogspot.com.br

Ana Julia Zimmermann on 19 de fevereiro de 2013 às 05:18 disse...

Ah,estou te seguindo diva ♥

Letícia Oliveira on 19 de fevereiro de 2013 às 16:02 disse...

Muito bom o post, me ajudou mais ainda, e me aliviou saber que você só estudou por 4 meses, ou eu entendi errado?

minhaladainha.blogspot.com

Postar um comentário

Meninas, peço que evitem comentários como "Amei o post", "Segue de volta". O blog é feito com muito carinho e estou em busca de leitoras e não números, ok?
Deixe o link de seu blog para que eu possa retribuir a visita. Beijos =*

 

Ma Cherrie Copyright © 2012 Design by Amanda Inácio Vinte e poucos